como funciona
Como funciona a Energia Solar
Fotovoltaica?
Durante o dia, os painéis solares captam a luz do sol e geram energia. A incidência direta da radiação solar é muito importante para que as células fotovoltaicas apresentem a melhor eficiência na conversão da radiação solar em energia elétrica. Quanto mais luz direta o painel recebe, mais energia elétrica será gerada.
O funcionamento das células fotovoltaicas que compõem os módulos é extremamente dependente da entrada das partículas de luz (os fótons) em seu interior. O grande segredo é o posicionamento das placas solares para que recebam uma maior radiação solar direta, com a menor interferência possível de sombras. O resultado é a liberação de corrente elétrica contínua, captada pelos filamentos condutores do módulo fotovoltaico. Essa corrente é enviada para o inversor solar, aparelho que transforma essa energia de corrente contínua (CC) para corrente alternada (CA), que é o tipo de energia utilizado em nossas residências ou empresas.
Benefícios
Conheça os principais benefícios da energia solar fotovoltaica
Energia Limpa
Esta talvez seja a vantagem mais importante da energia solar. Sim, para se produzir o painel fotovoltaico precisa-se de muita energia, mas, o painel solar, durante a sua vida útil, gera mais de 20 vezes a energia consumida na sua fabricação.
Fonte Silenciosa
Os painéis fotovoltaicos não fazem barulho ao gerarem energia solar. O processo fotovoltaico é 100% silencioso. Isso porque ela utiliza um processo fotoquímico, e não mecânico, para gerar energia elérica, chamado de efeito
fotovoltaico e que ocorre silenciosamente dentro de cada uma das células que
compõem o módulo.
Elevada Vida Útil
Apesar do alto custo de aquisição, o valor da instalação e compra dos painéis solares pode ser compensado com sua vida útil, que pode chegar a 25 anos. Sendo assim, a economia no valor das contas de luz pode abater o valor do investimento, visto que a vida útil do sistema fotovoltaico é bastante elevada.
Economia Elevada
A energia solar pode ser gerada em uma residência, estabelecimento comercial ou indústria de forma simples e eficiente, permitindo uma economia de até 95% no valor da conta de luz.
Retorno do Investimento
Em linhas gerais, um sistema solar fotovoltaico instalado em uma residência se paga em até 6 anos após sua instalação. A partir dessa data,
todo o retorno financeiro passa a ser lucro, pelos próximos 19, 20 anos ou até mais, pois ainda após esse período, os módulos permanecem com cerca de 80% de eficiência.
Valorização do Imóvel
Com a implantação de um sistema fotovoltaico, o valor de um imóvel pode crescer entre 4% e 6%, segundo o Laboratório Nacional Lawrence Berkeley (EUA). Já em casos de imóveis sustentáveis certificados, este aumento pode chegar em 30%, segundo a revista STAND, em 2014.
Primeiramente ao adquirir um sistema de energia solar a pessoa deve ter em mente que está realizando um investimento e não uma despesa. O dinheiro investido será recuperado em poucos anos, através da economia na conta de luz. Quantos aos valores, eles variam de acordo com o tamanho de cada sistema e, para dimensioná-los são levados em consideração alguns fatores, sendo os principais deles: a média de consumo em kW, o material do telhado e a posição solar.
Infelizmente não é possível zerar a conta de energia. Apesar de gerar energia para suprir todo o seu consumo ou até mesmo gerar crédito junto a concessionária de energia, existe um “Custo de Disponibilidade” ou Taxa de Consumo Mínimo. Esse é o valor mínimo que o consumidor paga para ter acesso a rede elétrica da sua distribuidora e é utilizado para cobrir os gastos com manutenção da rede de distribuição de energia elétrica. Esta taxa é cobrada independentemente da quantidade de energia elétrica consumida no período e é atribuída de acordo com o padrão da rede de conexão com a rede elétrica. Sendo que sistemas trifásicos pagam 100kWh/mês, sistemas bifásicos pagam 50kWh/mês e sistemas monofásico pagam 30kWh/mês. O valor é a taxa mínima de energia multiplicada pela tarifa da concessionária, que varia de acordo com a região.
Apesar de não ser possível zerar por completo a conta de energia o sistema de energia solar é um ótimo investimento, visto que economia gerada é bastante significativa. Além de que adquirindo um sistema fotovoltaico você também estará protegido dos aumentos frequentes na com de luz. No entanto para obter um melhor aproveitando do seu sistema é necessário realizar a compra e instalação com uma empresa de confiança e qualidade.
Não, pois o sistema depende da radiação solar para produzir a energia. Então, na prática, durante a noite, o imóvel utiliza a energia da rede distribuidora.
Sim! Um sistema fotovoltaico continua produzindo energia elétrica mesmo em dias de céu encoberto. É claro que nesse caso a eficiência energética diminui em razão da cobertura de nuvens. Uma maior incidência direta do sol na superfície das placas implica em uma maior produção de energia. Do modo inverso, uma menor incidência de radiação solar faz com que a produção de energia diminua.
A manutenção preventiva do sistema de energia fotovoltaica basicamente se resume a uma boa limpeza periódica dos painéis solares e tem o objetivo de reduzir o risco de avarias no sistema. O custo de manutenção de painel fotovoltaico é praticamente zero, aproximadamente 0,5% ao ano do valor inicial do sistema.
O grau de resistência das placas solares disponíveis no mercado, nos dias de hoje, depende diretamente da qualidade do produto adquirido. A superfície protetora das placas modernas, projetadas de acordo com normas internacionais, são capazes de resistir a pedras de granizos em velocidades de até 50 mph. Entretanto, vale lembrar que a velocidade terminal máxima de uma pedra de granizo de 1 centímetro é de, no máximo, 20 mph. Então o sistema está mais que duplamente garantido!